Dourados terá mostra gratuita de cinema afro em novembro

O Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está organizando, para novembro, uma série de atividades em alusão ao mês da Consciência Negra. Uma delas será a Mostra AfroCine, com sessões aos sábados, das 14 horas às 16h30, no Cineauditório da Unidade 1 da instituição.

Os encontros são gratuitos e sempre com debates ao fim das exibições.

No próximo sábado, dia 9 de novembro, será exibido o filme A Negação do Brasil – Documentário (2008), com comentários do mestre Leandro de Souza Pereira (NEAB/UFGD). No dia 23, a atração será o Jardim das Folhas Sagradas – Filme (2011), com comentários do doutor Dejair Dionísio (FACALE/UFGD). Por fim, no dia 30 de novembro, será exibida a produção Cinderelas, Lobos e um Príncipe encantado – Filme (2008), com comentários da doutora Claudia Carvalho (NEAB/UFGD).

O tema abordado neste ano durante as ações será “Possibilidades emancipatórias para além do racismo estrutural” e dialogará com a Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela UNESCO, cujo objetivo é promover o respeito, o reconhecimento, a igualdade e a justiça social cognitiva que contemplem a diversidade étnica-racial.

Além da mostra de cinema, haverá ciclo de palestras, seminários, intervenções artísticas e as rodas de conversas já confirmadas, intituladas: Negritudes na UFGD – que acontecerá no dia 11 de novembro, das 17 às 19 horas, no Centro de Convivência da Unidade 2 e O racismo estrutural na obra de Monteiro Lobato, prevista para o dia 26 de novembro, às 14 horas, na Biblioteca Central da UFGD.

Mais informações do evento podem ser obtidas no Neab, pelo telefone (67) 3410-2654 / 2751 ou pelo e-mail: neab@ufgd.edu.br.

DOURADOS NEWS

Algum comentário?