Comissão de Seguridade aprova alerta em academias sobre uso de anabolizantes

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga academias de ginásticas, clubes desportivos e estabelecimentos similares a alertar sobre os perigos causados pelo uso de substâncias anabolizantes.

Projeto de Lei 5239/16, do Senado, determina que sejam afixadas nas dependências dos estabelecimentos esportivos mensagens informando que substâncias anabolizantes devem ser utilizadas exclusivamente no tratamento de doenças relacionadas à deficiência desses hormônios e que não se recomenda o uso desses produtos sem indicação médica.

Na avaliação do relator, deputado Luiz Lima (PSL-RJ), embora a lei brasileira (9.965/00) já tenha restringido a venda das substâncias, o País ainda convive com o abuso de anabolizantes. Por isso, é preciso o desenvolvimento de mais ações contrárias ao uso indiscriminado dos medicamentos.

“É necessário disseminar mais e mais informações de saúde, especialmente àqueles em maior risco de assumirem condutas não recomendadas e que podem colocar em risco seu bem-estar”. 

Tramitação
A proposta já foi aprovada pela Comissão de Esporte e agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo.

 
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Wilson Silveira

Algum comentário?