Aeroportos retomam protocolos da covid-19 para conter circulação de vírus letal

27/01/2026 10h32 - Atualizado há 3 horas

Ao menos 110 pessoas foram submetidas à quarentena no início de janeiro após confirmação de contágio em profissionais de saúde

Cb image default
Surto de Nipah –foto ilustrativa. (Reprodução)

Com a confirmação de cinco casos do vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental, na Índia, alguns países asiáticos endureceram regras para mitigar a circulação. Com isso, alguns aeroportos retornaram com os protocolos de segurança adotados na pandemia da covid-19. Neste cenário, o uso de máscara, álcool e até mesmo monitoramento de sintomas em viajantes estão sendo aplicados.

Os aeroportos de Suvarnabhumi, Don Mueang e Phuket são alguns que adotaram essas medidas. De acordo com informações, terminais da Tailândia, Nepal e Taiwan estão distribuindo cartilhas com orientação, caso o viajante apresente sintomas ligados ao vírus Nipah. Até o momento, não há registro da circulação do vírus fora da Índia. As medidas adotadas estão baseadas nos critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além disso, os terminais estão sendo submetidos a limpezas adicionais, com produtos que desinfectem áreas possivelmente infectadas.

O vírus circula principalmente entre morcegos da espécie Pteropus, que podem transmitir para outros animais. Além disso, humanos podem ser infectados, tanto por contato com animais infectados quanto por alimentos contaminados.

No início de janeiro, dois profissionais de saúde foram contaminados com o vírus. Com isso, 110 pessoas foram submetidas à quarentena no Estado Bengala Ocidental, na Índia.

Entre 2001 e 2024, ao menos 245 pessoas morreram em decorrência de infecção do vírus, que é altamente letal. Ao ser contaminada, e o caso evoluir para grave, a pessoa pode sofrer encefalite, inflamação no cérebro ou infecção respiratória grave.

Evelyn Mendes

MIDIAMAX