Haddad diz que discurso da oposição atrapalha o Brasil: "vira-latismo"
Ministro da Fazenda elencou que governo brasileiro tem atuado em diferentes frentes para reverter tarifa dos EUA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29), em entrevista à CNN, que o discurso da oposição sobre a taxa dos 50% atrapalha o governo e o Brasil na negociação com os Estados Unidos.
"Eu vejo figuras da oposição querendo emplacar esse tipo de narrativa [de que o governo não está atuando para reverter a tarifa dos Estados Unidos]. O que eles fizeram? Ao invés de ajudar, eles estão atrapalhando", declarou.
"Ao invés da oposição ajudar, unir o país em uma agenda nacional", complementou ao responder que o governo federal está atuando em várias frentes. Ele classificou como "vira-latismo" posição de parlamentares da oposição.
Segundo o ministro, o governo americano mudou de postura desde maio deste ano na relação comercial com todos os países do mundo.
"O que o México está sofrendo é muito maior do que o Brasil está sofrendo. O que o Canadá está sofrendo é muito mais grave do que o Brasil está sofrendo", justificou Haddad.
O ministro da Fazenda ainda frisou que ele está trabalhando desde a possível taxação de 10% e que o vice-presidente Gerando Alckmin também está muito empenhado nas negociações para minimizar o tarifaço.
Davi Vittorazzi, da CNN, Brasília