Presidente eleito da Bolívia busca apoio do Brasil por falta de combustível
Rodrigo Paz, que assume a presidência da Bolívia em 8 de novembro, disse estar falando principalmente com o governo dos Estados Unidos
O presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, anunciou nesta segunda-feira (20) gestões com nações “amigas”, com o Brasil e outros países fronteiriços para contornar a escassez de combustível que castiga o país.
“Indicamos publicamente [que há] gestões para que junto a países amigos como Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, possam colaborar conosco a partir do dia 8, 9 de novembro em função da necessidade do país de resolver as longas filas que temos pelo problema dos combustíveis”, afirmou, em coletiva de imprensa.
Paz, que assume a presidência da Bolívia em 8 de novembro, disse estar falando principalmente com o governo dos Estados Unidos, por meio do vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau.
A Bolívia enfrenta a grave escassez de gasolina e óleo diesel, que provoca filas quilométricas, em todo o país, de veículos que tentam abastecer.
Questionado pela CNN se conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele afirmou que houve “comunicações” com o governo brasileiro e que está agradecido.
Hoje, o presidente Lula afirmou ter enviado uma carta a Rodrigo Paz parabenizando-o pela vitória e reiterou que a relação com a Bolívia é uma prioridade para o governo brasileiro.
CNN
