Centrão vê anistia sem apoio suficiente para avançar no Congresso

07/04/2025 06h14 - Atualizado há 25 dias

Avaliação é de que pauta se restringe à direita e comissão especial é o caminho provável para tramitação ser destravada

Cb image default
O ex-presidente Jair Bolsonaro durante ato pela anistia dos envolvidos nos atos do 8/1, na Avenida Paulista, em São Paulo, no domingo (6) • 06/04/2025 - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Após duas manifestações a favor do projeto de lei que anistia os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, dirigentes do bloco do Centrão avaliam que não há ainda apoio popular suficiente para a aprovação da proposta no Congresso Nacional.

O diagnóstico feito por líderes de centro à CNN é de que a pauta está hoje concentrada na direita e que não tem empolgado eleitores moderados.

Tanto é que o público tanto de Copacabana, no Rio de Janeiro, como da Avenida Paulista, em São Paulo, nas duas manifestações promovidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foram abaixo do esperado pela própria direita.

Os líderes de centro, incluindo os de centro-direita, ainda citam pesquisas de opinião que apontam que a maioria da população é contrária à anistia. Por isso, concordam que o caminho natural da proposta é ser remetida a uma comissão especial, para ser discutida por meses, antes de ser pautada em plenário.

A avaliação é relevante porque o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já salientou que não cederá a pressões e que tomará a decisão em conjunto com os líderes partidários.

Nos bastidores, o argumento é de que a pauta econômica é hoje prioritária, ainda mais diante da alta da inflação e da perspectiva de recessão global com as medidas do governo de Donald Trump, dos Estados Unidos.

Além disso, dirigentes do centro também dizem que o projeto da anistia tem potencial de atrapalhar a tramitação de iniciativas de maior impacto sobre o eleitorado em geral.

Blog Gustavo Uribe - CNN