Aproveitamento de sobras e nova remessa vão ampliar vacinação

10/03/2021 09h52 - Atualizado há 3 anos

Idosos com mais de 70 anos e grupo com idade acima de 60 anos, com comorbidades, devem receber doses

Bruna Pasche

A sétima remessa de vacinas, recebida no fim da tarde desta terça-feira (9), em Mato Grosso do Sul, permitirá a ampliação da faixa de vacinação contra a Covid-19, abrangendo até idosos com mais de 60 anos e com comorbidades.

Além das 30.600 novas doses, em Campo Grande, as sobras dos imunizantes já recebidos anteriormente serão aplicadas em pessoas que moram nas proximidades das unidades de saúde e que estão dentro do grupo prioritário. As duas medidas devem acelerar a vacinação na Capital e no interior de Mato Grosso do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, informou que as mais de 30 mil doses da Coronavac que chegaram ontem à Capital vão permitir a vacinação de idosos com idade a partir de 70 anos, bem como daqueles com mais 60 anos e que tenham doenças graves ou sejam acamados. Profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde, com mais de 50 anos, também serão imunizados.

“Também reservamos 7.900 doses para a dose de reforço, a D2”, finalizou o secretário. A distribuição, como já de costume, acontecerá a partir das 5 horas da manhã de hoje (10). Para evitar a perda de doses de vacinas contra a Covid-19, as sobras dos imunizantes serão aplicadas em pessoas que moram nas proximidades das unidades de saúde, dentro do grupo prioritário.

“XEPA”

Para evitar o desperdício de um líquido tão raro e tão procurado, a Prefeitura de Campo Grande também ampliará a vacinação, por meio do aproveitamento das sobras dos frascos.

A “xepa” da vacina ocorrerá em todos os postos que fazem vacinação em Campo Grande. A prefeitura informou que as unidades de saúde usarão o cadastro de pessoas que já são atendidas normalmente e estão cadastradas na área de abrangência de cada unidade.

O chamamento ocorrerá por meio de telefone, nos 54 postos em que estão realizando a vacinação, mais o drive-thru do Parque Ayrton Senna.

“Cada unidade de saúde deverá fazer uma lista nominal, com telefone da população de idosos com mais de 60 anos, pessoas acamadas, trabalhadores da saúde e pessoas de outros grupos prioritários que não tenham recebido doses de vacina, residentes próximos das unidades de saúde. Caso haja sobra de doses em um frasco aberto, essas pessoas relacionadas serão convocadas por meio de ligação para receber a dose e evitar a perda por vencimento”, descreve a recomendação.

A orientação foi divulgada no Diário Oficial (Diogrande) de Campo Grande nesta terça-feira (9).

Se a pessoa interessada em receber a vacina não estiver na lista, ela pode procurar ou telefonar para o posto de saúde mais próximo. Até o momento, Mato Grosso do Sul já recebeu 317 mil doses e aplicou 198.734, segundo o Vacinômetro desta terça-feira (9).

RETROSPECTIVA

No dia 18 de janeiro, 158.760 doses da vacina Coronavac desembarcaram na Base Aérea de Campo Grande.

Em 22 de janeiro, 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegaram ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Depois, seguiram para o Rio de Janeiro. Desse número, 22 mil chegaram ao Estado no dia 24 de janeiro.

No dia 25 de janeiro, 10,2 mil doses da vacina Coronavac desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande em um voo da Latam. Mais 32 mil doses da vacina Coronavac chegaram em 7 de fevereiro no Aeroporto Internacional de Campo Grande. As vacinas vieram acondicionadas em 160 caixas.

Em 24 de fevereiro, o Estado recebeu 35,7 mil doses da Coronavac e da AstraZeneca. Já no dia 3 de março, mais 27,8 mil doses da Coronavac chegaram a Mato Grosso do Sul. A sétima remessa chegou nesta terça-feira, com mais 30.600 doses da vacina Coronavac.

Cb image default
Foto: Álvaro Rezende

Correio do Estado